Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dalechampia purpurata Cordeiro EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Dalechampia purpurata têm distribuição restrita à porção oeste da Chapada Diamantina. Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça e ocupa uma área restrita (AOO=20 km²). A principal ameaça na região de ocorrência da espécie é a perda do habitat devido à práticas agrícolas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dalechampia purpurata Cordeiro;

Família: Euphorbiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Planta descrita originalmente na obra Kew Bulletin 53: 467. 1998, a espécie é caracterizada por seus caules vináceos, foliolos verdes escuros na face superior, verde-alvacentos na face inferiro, além de apresentar nervuras e pecíolos vináceos; possui ainda brácteas roxas, estames, estiletes e estigma verde-amarelados, oleossomos verde-esmeralda, viscosos e frutos verdes (Stannard, B. 51654 SPF).

Dados populacionais

De acordo com dados de coleta da espécie (CNCFlora, 2011), foi possível determinar a existência de ao menos quatro subpopulações, ao longo do setor oeste da Cadeia do Espinhaço baiana (Chapada Diamantina). A espécie apresenta Tempo de Geração de cerca de dois anos, conforme estimado por CNCFlora (2011) para plantas herbáceas.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado da Bahia (Cordeiro et al., 2012). Foi registrada a cerca de 680 m (Stannard, B. 51654 SPF).

Ecologia

Planta terrícola herbácea e trepadeira (Liana); ocorre em Floresta Estacional Decidual (Sobral et al., 2009) e Caatinga arbustiva-arbórea (CNCFlora, 2011), associadas ao Domínio Fitogeográfico Caatinga (Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas e adjacências o desenvolvimento de atividades agrícolas para a formação de pastagens e cultivo de frutas; em geral, estas atividades têm sido realizadas com a utilização de fogo e extração ilegal de madeira e lenha.

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes Dados de coleta (CNCFlora, 2011) indicam que as subpopulações conhecidas de D. purpurata se situam as margens de autoestradas no Estado da Bahia.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de Dados" (DD). Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: A espécie não ocorre dentro dos limites de nenhuma unidade de conservação (SNUC) de proteção integral (CNCFlora, 2011).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- HARLEY, R.M. Introduction. In: STANNARD, B.L. Flora of the Pico das Almas. Kew: Royal Botanic Gardens, 1995.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Dalechampia purpurata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dalechampia purpurata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 12/06/2012 - 20:59:06